SIM, é verdade! O estresse pode causar dor nas costas, além de insônia e mau humor. A tensão muscular é uma das diversas causas de dores nas costas; e quando estamos estressados simplesmente não conseguimos relaxar os músculos ou a postura. Se isso acontecer de forma frequente, essa dor pode se tornar uma lesão mais séria e afetar sua postura.
Atualmente, o estresse é uma das queixas mais comuns entre as pessoas. A rotina intensa, trânsito, problemas de trabalho, são fatores que fazem a pressão no dia a dia aumentar. E quando falamos em estresse, já associamos a uma situação incômoda, mas nem sempre ele é relacionado a algo ruim.
O estresse é fundamental para garantir a defesa do nosso organismo em situações de perigo e emergência ou para garantir a nossa atenção frente aos desafios que surgem na vida. O problema surge se o organismo se mantém sob este estado de alerta por muito tempo, podem ser gerados vários problemas físicos e psicológicos. A tensão muscular é considerada uma resposta fisiológica ao desconforto causado ao corpo pelos estímulos externos de forma excessiva.
A tensão muscular pode variar de intensidade e pode surgir em qualquer região do corpo, atingindo principalmente os grupos musculares ligados à postura, como os das costas, ombros e pescoço. A melhor forma de evitar a dor muscular é a prevenção e para isso é recomendado que as pessoas realizem atividades físicas de forma regular, mantenham estilo de vida saudável dormindo bem e se alimentando corretamente.
A busca por um estilo de vida mais saudável faz com que as terapias integrativas, como acupuntura, terapia floral, auriculoterapia, e outras, sejam muito procuradas hoje em dia. E são técnicas efetivas para melhora dos sintomas e equilíbrio das tensões. Para chegar a esse equilíbrio, as técnicas chinesas, como a acupuntura, atuam na redução dos níveis de cortisol no organismo (hormônio que eleva o estresse) associado a liberação de serotonina no cérebro, que dá sensação de bem-estar e relaxamento.
O paciente tratado com terapia integrativa percebe que o foco sai da doença e passa a estar nele, a relação profissional-paciente torna-se mais terapêutica e saudável. Essa relação exige que o profissional tenha um olhar mais apurado e avalie de forma mais completa o paciente.
Comentários
Postar um comentário